Graduação
Biblioteconomia

A Graduação em Biblioteconomia da FESPSP é o curso mais tradicional do país nessa área, com mais de 85 anos de existência. Em nossa Escola, formam-se profissionais com embasamento prático e teórico, que desenvolvem olhar significativo para os desafios sociais e tecnológicos do mundo contemporâneo.
Como prática profissional, o graduado em Biblioteconomia na FESPSP habilita-se a:
- Percorrer todas as etapas do ciclo de vida da informação: desde sua criação, coleta, processamento, armazenamento até sua recuperação, disseminação e preservação.
- Utilizar ferramentas tecnológicas e metodologias especializadas visando dar acesso à informação, atuando em instituições de patrimônio cultural, empresas e outros ambientes informacionais.
- Desenvolver formas de pesquisa e gerenciamento dos conteúdos e repositórios, seja em ambiente físico ou digital.
A FESPSP, fundada em 1933, é pioneira na Ciência Social do Brasil. Seus cursos são reconhecidos pela excelência acadêmica, formação sólida com professores mestres e doutores e amplas possibilidades de inserção em diferentes segmentos do mercado.
Como um dos alicerces dessa tradição, o curso de Biblioteconomia da FESPSP há mais de 85 anos forma profissionais que ingressam com sucesso no mercado de trabalho: em torno de 70% dos nossos alunos trabalham com carteira assinada, após a conclusão do curso. Mais de 50% deles conseguem colocação quando ainda estão cursando a faculdade.
A existência de projetos de extensão, Programa de Mentoria Voluntária (PMV), ações de acolhimento, aconselhamento de estágio supervisionado, orientação de carreira realizados pela Coordenação de Estágio e Mercado de Trabalho apoiam um desenvolvimento de carreira sólido, desde o ingresso no curso até a consolidação de uma formação de excelência em termos teóricos e práticos.
Assim, a pessoa graduada em Biblioteconomia da FESPSP, torna-se preparada para uma atuação e em ambientes complexos e inovativos, numa trajetória dinâmica e qualificada, que se aprimora constantemente para manter-se sintonizada com os desafios contemporâneos. Na FESPSP, tradição e inovação se articulam para oferecer a você a melhor e mais conceituada formação.
Data do curso:
Horário de Aula: Matutino: 8h às 11h30
Carga Horária:
Modalidade: Online
Modalidade: Presencial
6 semestres
Titulação conferida: Bacharelado
Entre em contato: atendimento@fespsp.org.br
R$ 1.380,50
Formas de pagamento
Boleto
PIX
Cartão de Crédito
Caso queira pagar à vista ou em 3x, contate-nos através do e-mail relacionamento@fespsps.org.br ou clique no botão do whatsapp.
Quais são os objetivos do curso?
- Capacitar profissionais para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas.
- Desenvolver atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais de natureza física ou digital.
- Processar dados de diversos tipos e preservar informações, simplificando os processos e democratizando o acesso ao conhecimento.
- Estruturar e liderar projetos de mediação de leitura, acesso à informação e estruturação de bibliotecas, bem como de organização de espaços de produção de informação e de conhecimento.
- Mediar relações entre os equipamentos de cultura e as condições de acesso das diferentes comunidades, integrando condições estruturais ao direito social, à cultura e ao conhecimento.
O que você irá aprender?
Análise Textual – 36h
A disciplina promove o contato sistemático com materiais escritos, de forma a propiciar condições para a recepção organizada e crítica do texto, bem como provocar discussões sobre temáticas relacionadas ao direito à cidade provocadas por situações discursivas – orais e escritas – que favoreçam a utilização de processos argumentativos coerentes e persuasivos, considerando-se e valorizando-se os preceitos da norma padrão e suas variantes dialetais.
Conhecimento Científico, Ética e Pesquisa – 36h
Esta disciplina tem por objetivo apresentar os recursos iniciais para o desenvolvimento de pesquisas de campo interdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas. Para tal, propõe desenvolver a formulação de projetos de pesquisa e orientar, metodologicamente, para a busca de resoluções de problemas com base no pensamento científico e em critérios de cientificidade.
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação – 72h
Estudos dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação, considerando suas relações com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Compreensão histórica do campo de Biblioteconomia e Ciência da Informação em âmbitos nacional e internacional, com destaque para a Biblioteconomia paulista. Estudo sobre a formação pedagógica, legislação, entidades de classe e código de ética do bibliotecário. Análise do mercado de trabalho para o profissional bibliotecário, bem como a caracterização de diferentes tipologias de unidades de informação em que este poderá atuar.
Introdução às Ciências Sociais Aplicadas – 72h
As CSA é um campo de conhecimento que compreende a relação entre teoria, pesquisa e aplicação na reflexão sobre a resolução de problemas e necessidades sociais, em uma perspectiva interdisciplinar. A disciplina aborda as origens das CSA, dando ênfase à sua construção relacionada com a problematização de questões sociais específicas da cidade de São Paulo, tais como: gestão, políticas públicas, emprego e renda, mobilidade urbana, moradia, acesso à informação, dentre outras.
Normalização Documentária aplicada à produção acadêmica e à pesquisa científica – 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Aborda a importância da normalização no contexto do desenvolvimento acadêmico e da pesquisa científica. Destaca o contexto da atuação profissional do bibliotecário, no âmbito da realização da pesquisa científica, no que diz respeito à padronização de processos e dados de pesquisa. Apresenta os principais sistemas de normalização: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Psychological Association (APA) e Vancouver. Instrui para o uso e para a aplicação das principais normas da ABNT para a área de Informação e Documentação, com enfoque na reflexão crítica para a utilização das convenções estabelecidas.
Psicologia aplicada à Biblioteconomia – 72h
A disciplina tem como fundamento a integração social e o ensino superior; a construção de identidade, senso de equipe e grupo; papéis e relações interpessoais; liberdades, igualdades, diferenças e necessidades; psicologia social e organizacional; comportamento corporativo; trabalho em grupo e mediação de conflitos; biblioterapia e outras práticas emergentes
Seminário de Extensão I -40h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018.
Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada à Biblioteconomia e Ciência da Informação – 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Conceitos relacionados ao uso da tecnologia em diferentes espaços ocupados pelo profissional da informação. Estudos introdutórios sobre hardware, software, sistemas operacionais, redes, dispositivos de armazenamento de dados, segurança da informação, Internet, Intranet, Extranet, Internet das coisas, em diferentes cenários de atuação profissional.
Fontes de Informação e Pesquisa – 36h
Aborda os tipos de fontes de informação, com enfoque nas fontes primárias, secundárias, terciárias, obras de referência, literaturas branca e cinzenta. Trata das entidades como produtoras de informação, e apresenta o contexto das fontes de informação para a inovação com ênfase em patentes. Aborda a Internet como fonte de informação, destacando os indicadores e os critérios para a avaliação da informação on-line.
Instrui para o desenvolvimento de estratégias de busca e para a realização de levantamento bibliográfico, bem como para o uso das principais bases de dados de informação científica, bibliotecas digitais e dos principais repositórios institucionais digitais. Reflete criticamente sobre o fenômeno das fake news no contexto da pós-modernidade e discute os conceitos de pós-verdade, desinformação e confiabilidade da informação.
História da Produção dos Registros do Conhecimento – 36h
A disciplina se fundamenta na necessidade de introduzir o estudante no conhecimento de um pensamento fundacional para a realização de seus estudos posteriores. Apresenta-se como uma abordagem sintética da história cultural da humanidade, através do estudo do processo evolutivo dos elementos essenciais da comunicação humana: a linguagem escrita e seus diversos suportes, os métodos de conservação dos mesmos e as instituições que os armazenaram ao longo do tempo.
Inglês para fins específicos – 72h
A disciplina tem como fundamento o conhecimento da língua inglesa como instrumento para compreensão, análise, identificação e interpretação de pontos-chave de textos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, tradução e interpretação de aspectos da CDD (Classificação Decimal de Dewey), subsídio para a compreensão da Representação Temática e das Linguagens Documentárias, termos descritores do cabeçalho de assuntos da Biblioteca do Congresso Americano (LCSH), capacitando o estudante a lidar com textos escritos em língua inglesa, desenvolvendo e ampliando as habilidades de comunicação e integração profissional à Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Introdução à Administração de Serviços de Informação – 36h
Estudo dos conceitos, origens e consolidação da administração. Caracterização das organizações e seu ambiente. Abordagem histórica do pensamento administrativo. Compreensão crítica da abordagem clássica, humana e comportamental, estruturalista e do desenvolvimento organizacional, bem como das teorias integrativas (sistêmicas e contingenciais) da administração, considerando a sociedade contemporânea. Estudo das perspectivas contemporâneas da administração.
Lógica nas Linguagens Documentárias – 72h
Introdução à Lógica, argumentação e pensamentos intuitivo e racional. Semântica e sintaxe dos formalismos lógicos tradicionais. Princípios da lógica aplicados à linguagem. Discussão dos conceitos de linguagens naturais e controladas. Proposições simples e compostas. Tabelas-Verdade para proposições compostas. Propriedade e operações entre conjuntos discursivos. Quantitativos lógicos. Relações lógicas. Distinção entre palavra, termo e conceito. Construção de mapa conceitual.
Produção Textual – 36h
A disciplina aborda temas relativos à produção do texto, sua constituição, seus problemas e possibilidades. Combina atividades práticas de redação, com a produção de resenhas, resumos, notas críticas e dissertações, correção dos principais desvios de norma, oferta de possibilidades e alternativas para os diferentes níveis de linguagem e desenvolve os seguintes temas: modalidades discursivas (organização e constituição das ideias do texto); estruturação das modalidades discursivas (constituição do parágrafo); formalidades do discurso acadêmico (mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita); coesão e coerência na constituição do texto; retextualização (alternâncias de modalidades discursivas: do formal para o espontâneo e coloquial; do referencial jornalístico e científico para o artístico e vice-versa); características dos discursos oral e escrito; oralidade e letramento.
Representação Descritiva I – 72h
Caracterização da Representação Descritiva e da Catalogação no contexto da organização e da representação da informação e do conhecimento. Apresentação da história da catalogação, com ênfase aos séculos XX e XXI, destacando aspectos presentes no ensino da disciplina em São Paulo, a partir da criação do curso de Biblioteconomia na FESPSP. Estudo dos princípios que fundamentam a área e seus desdobramentos. Elaboração de catálogos de acordo com os códigos vigentes. Ressalta o papel do campo da representação nos processos de preservação dos acervos e suas memórias.
Articulação com as disciplinas: História da Produção dos Registros do Conhecimento, Inglês para Fins Específicos e Lógica nas Linguagens Documentárias.
Seminário de Extensão II – 40h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018.
Comunicação, Culturas e Diversidade – 72h (60h teórica + 12h prática)
Estudo dos sistemas e processos comunicacionais do século XX, com ênfase nos períodos após a segunda guerra mundial, e das extensões e influências na constituição da biblioteconomia contemporânea. Serviços de informação; tecnologias de informação e usuário, revisitados sob as perspectivas da comunicação (perspectivas informacional, crítica e cultural). Aproximações dos conceitos de indústria cultural e cultura de massa; e o reconhecimento do lugar do sujeito nos contextos de produção cultural.
Parte prática:
“Novas configurações da biblioteca e os atuais desafios comunicativos democráticos”. Análise de espaços e práticas de bibliotecários na cidade de São Paulo, passado e presente, visitas técnicas, observação participante e pesquisa bibliográfica.
Gestão de Serviços de Informação – 72h (60h teórica + 12h prática)
Gestão aplicada aos Serviços de Informação com ênfase em Gestão da Qualidade, incluindo qualidade no atendimento, abordagem por processo e indicadores. Gestão de recursos incluindo gestão de pessoas, gestão financeira e planejamento & controle. Atuação do bibliotecário como gestor. Princípios da Gestão da Inovação aplicada aos Serviços de Informação.
Parte Prática: Atividade: “Enxergando a gestão”.
Representação Descritiva II – 72h
Estudo teórico e prático da Representação Descritiva no ambiente digital. Tendências da catalogação e dos catálogos e suas relações com a recuperação da informação na web. Tipologias de metadados com ênfase nos metadados descritivos. Criação de registros em sistemas automatizados de informação, importação de registros e trabalho em rede. Catálogos bibliográficos, catálogos de autoridade digitais e recuperação da informação. Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II
Representação Temática I: Indexação e resumos – 72h
Estudo teórico-prático das técnicas de indexação e resumos, a fim de capacitar o estudante a indexar documentos textuais e imagens e elaborar resumos documentários. No âmbito da representação temática, aborda a indexação nos sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC). Demonstra as etapas e os princípios da indexação, enfatizando a prática da análise documentária, mediante realização de leitura, síntese e resumo de conteúdos documentários. Ensina diretrizes de uma política de indexação. Explora os diferentes tipos de resumos e seus métodos de elaboração. Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática II.
Representação Temática II: Sistemas de classificação – 72h
Apresentação teórica e prática das linguagens documentárias pré-coordenadas, especificamente, dos sistemas de classificação documentários (Classificação Decimal de Dewey – CDD e Classificação Decimal Universal – CDU). Estímulo ao senso crítico dos estudantes para que compreendam a função (e os limites) desses instrumentos nas práticas documentárias de sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC). Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática I.
Seminário de Extensão III- 50h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018
Estágio Supervisionado Curricular – 160h
Vinculado à disciplina Planejamento de Serviços de Informação e entrega do Relatório de Estágio Supervisionado
Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação – 46h (36h presenciais + 10h AVA)
A disciplina visa apresentar o contexto da pesquisa em Ciência da Informação, com enfoque na responsabilidade social dessa ciência e no seu caráter interdisciplinar. A partir das temáticas de pesquisa próprias da Biblioteconomia e Ciência da Informação, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, se discutirão os métodos e técnicas de pesquisa, tendo por direcionadoras as problemáticas informacionais presentes na cidade de São Paulo. Nesse contexto se construirá o projeto de pesquisa de base ou aplicada, que servirá para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso em semestre posterior.
Planejamento de Serviços de Informação – 72h (60h teórica + 12h prática)
Análise, organização e planejamento de Ambientes e Serviços de Informação em relação as comunidades e ao público-alvo atendidos nesses espaços, com ênfase nas questões sociais desses sujeitos e nos aspectos de acesso e de apropriação de informação. Funções administrativas. Dimensionamento físico de espaços: arquitetura e design. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para bibliotecas, a partir da abordagem do Design Thinking como um modelo híbrido, disruptivo de ensino que inclui a inovação a metodologia ativa em todo o processo de ensino aprendizagem. A disciplina também apoia e sustenta o Estágio Supervisionado Curricular como prática profissional.
Parte Prática: “Planejamento e dimensionamento de espaços físicos”.
Projeto Cultural – 72h (60h teórica + 12h prática)
Sistema Cultural e o lugar das bibliotecas de acesso público. Informação étnico-racial, questões de classe e das minorias. Direitos à cultura e comunicação. Com foco na cidade de São Paulo, estuda – se os espaços culturais alternativos e de resistência; as políticas públicas da Cultura, em especial, o PMLLLB, e, os indicadores e mapas da cultura, violência e desigualdades sociais. Ação e mediação cultural. Projeto Cultural e as etapas técnicas e metodológicas para elaboração, análise e implantação. Disciplina vinculada aos eixos curriculares de inovação e direito à cidade.
Parte Prática: “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”.
Recuperação da informação na web aplicada à pesquisa – 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Estudos sobre a evolução dos mecanismos de busca na web e sua aplicação na pesquisa. Análise e pesquisa a respeito das linguagens de marcação em websites (HTML, XML, Dublin Core, RDF), mecanismos de pesquisa integrada e metabuscadores com foco na recuperação e estruturação da informação na web. Conceitos relacionados a SEO – Search Engine Optimization e Analytics.
Representação Temática III: Tesauros e cabeçalhos de assuntos – 72h
Elaboração, normalização e uso das linguagens documentárias pós-coordenadas (vocabulário controlado, cabeçalhos de assuntos e tesauro), apoiando-se conceitual e metodologicamente na Documentação, na Linguística e na Terminologia. Elaboração de um tesauro documentário. Novas tendências dos sistemas de organização e representação do Conhecimento (SORC). Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II.
Seminário de Extensão IV – 50h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018.
Sociedade da Informação e Comunicação em Mídias Digitais – 72h
Compreensão crítica sobre o conceito de Sociedade da Informação e do Conhecimento à luz da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Reflexão sobre o conceito de Cibercultura e Ciberespaço, bem como a sua evolução e impacto nos processos de colaboração, compartilhamento e apropriação da informação na contemporaneidade. Discussão sobre o uso social das TIC´s, considerando novos modos de relações sociais e de participação política dos diferentes grupos e sujeitos. Demonstração das possibilidades de uso das diferentes mídias e redes sociais pelas unidades de informação para a divulgação de seus produtos e serviços, para a inclusão digital de minorias na cidade de São Paulo, promovendo o direito à cidade, e para o desenvolvimento de ações de letramento informacional e midiático.
Análise Estatística de Dados – 46h (36h presenciais + 10h AVA)
Contempla o estudo dos conceitos básicos da Estatística aplicada à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, enfatizando conceitos de medidas de tendência central e probabilidade, com o objetivo de desenvolver habilidades de análise, uso e síntese de dados reais, incluindo a realização de pesquisas em Serviços de Informação pelos discentes.
Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Estudo de Usuários e Gestão de Coleções.
Arquitetura e Design de Informação – 46h (36h presenciais + 10h AVA)
Na disciplina são apresentados os conceitos iniciais sobre planejamento e desenvolvimento de projetos, que se voltam à arquitetura, interfaces, acessibilidade e usabilidade da informação. Estudos sobre o projeto de mudanças em websites, interfaces de softwares para gestão de informações, acervos digitais ou bibliográficos.
Articulação com as disciplinas: Informatização de Serviços de Informação e Modelagem de Bancos de Dados.
Estudo de Usuários e Gestão de Coleções – 72h
Estudo de usuário realizado na perspectiva da resolução de problemas em Serviços de Informação. Política de desenvolvimento de coleções impressas e digitais. Critérios e processos de seleção e aquisição. As tendências de cooperação e consórcios. Avaliação sistemática do uso e idade das coleções. Bibliometria no desenvolvimento de coleções.
Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Análise Estatística de Dados.
Fundamentos Arquivísticos – 72h
Aborda as origens da Arquivologia enquanto Ciência da Informação e suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, assim como a estreita relação com a área de Preservação e Conservação de Acervos na identificação de suportes e manuseio de documentos (suporte papel). Apresenta os conceitos arquivísticos, propriedades e características dos documentos, assim como políticas eficazes de conservação, preservação, gestão e guarda de documentos, refletindo a importância do arquivo como instrumento de função social.
Articulação com as disciplinas: Preservação e Conservação de Acervos e Repositórios Institucionais e Documentos Digitais.
Informatização de Serviços de Informação – 36h
Estudo da concepção, planejamento, desenvolvimento, implantação de projetos de automação de unidades e serviços de informação. Compreensão sobre a necessidade de aplicação de tecnologias para automação de unidades e serviços de informação (Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos). Caracterização e reconhecimento das possibilidades de utilização de softwares proprietários, softwares livres e softwares gratuitos para informatização de serviços de informação. Identificação e levantamento de análise de requisitos técnico-funcionais. Experimentação de softwares para informatização de serviços de informação.
Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Modelagem de Bancos de Dados.
Modelagem de Bancos de Dados – 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Estudo dos conceitos de metadados, estrutura de bancos de dados e seus sistemas gerenciadores. Princípios de banco de dados relacional e não-relacional. Estudo de modelos e modelagem de dados (Entidade-relacionamento), normalização e estrutura de dados. Introdução a linguagem SQL (Structured Query Language / Linguagem de Consulta Estruturada).
Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Informatização de Serviços de Informação.
Prática em Pesquisa I – 72h
Retomada de pontos significativos em Metodologia da Pesquisa Científica voltados para aplicação. Prática de definição e descrição de um problema e objeto de pesquisa, abordagens e respectivos instrumentos, a partir da temática da Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto Ciência Social Aplicada, e voltados para o enfrentamento de problemas, previamente delimitados, abrangendo situações encontradas na região metropolitana de São Paulo. Estabelecimento de programa de orientação discente e gerenciamento de calendário de atividades de pesquisa aplicada.
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) -50h
Vinculado à disciplina Prática em pesquisa I. Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC.
Seminário de Extensão V – 60h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018.
Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado – 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky. O papel socioeducativo do mediador. Promoção da leitura crítica e do aprendizado como formas de enfrentamento à exclusão social e da valorização de práticas de cidadania. A formação do leitor. A promoção da leitura literária infantil (dos clássicos aos novos formatos). O desenvolvimento de coleções literárias, comunidades leitoras e coletivos ativistas. Desenvolvimento de competências informacionais. Parte Prática: “Elaboração de projeto de mediação de leitura” com base no “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”, desenvolvido em Projeto Cultural (4º semestre).
Prática em pesquisa II – 36h
Diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no escopo da pesquisa aplicada e seu acompanhamento, visando a sistematização final dos trabalhos. Voltada à orientação dos estudantes para as etapas de organização de dados coletados, sínteses teóricas e produção narrativa das pesquisas.
Preservação e Conservação de Acervos – 72h
Através de conceitos básicos sobre preservação e conservação, a disciplina apresenta e aprofunda conhecimentos sobre os materiais que constituem os documentos, para identificação de suporte, análise das condições ambientais, rotinas e práticas de conservação orientadas, como acondicionamento, guarda e cuidados com a saúde, com o uso de EPI´s. A disciplina possibilita ao estudante atuar de forma interdisciplinar no campo da preservação e conservação do patrimônio bibliográfico e documental, em bibliotecas e arquivos.
Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos.
Repositórios Institucionais e Documentos Digitais – 72h
Desenvolver os principais conceitos e atividades de planejamento e implantação de repositórios e bibliotecas digitais com base na filosofia do movimento de acesso livre à informação e do conhecimento científico. São apresentados conceitos iniciais sobre documento digital e a sua importância para os arquivos. Apresentação e análise de tecnologias relacionadas ao GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e a preservação de documentos digitais.
Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos.
Seminário de Extensão VI – 60h
Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018.
Serviço de Referência e Informação – 72h
O serviço de referência e informação do presencial ao virtual: origens, conceito, evolução, processos e tendências. O profissional da informação e a relação com os usuários/clientes: competências pessoais e profissionais. O processo de referência. Produtos e serviços de informação: Disseminação Seletiva da Informação, tutoriais, capacitação de usuários internos e externos. Marketing e avaliação no serviço de informação. Tendências contemporâneas no Serviço de Referência.
Parte Prática: Dramatização e estudos de caso, a partir dos tópicos levantados na disciplina, servindo de apoio à avaliação.
Temas Emergentes em Biblioteconomia e Ciência da Informação – 72h
Aborda temas contemporâneos e emergentes da área, com o objetivo de desenvolver a capacidade do estudante para sua compreensão e seus impactos para a sociedade e organizações. Novas áreas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Inovação e Empreendedorismo e modalidades de contratação do bibliotecário, entre outros temas.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 50h
Vinculado à disciplina Prática em Pesquisa II. Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa e elaboração de dissertação, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (1º AO 6º SEMESTRE) – 100h
DISCIPLINA OPTATIVA
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) – 36h
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Coordenadora do curso
Adriana Maria de SouzaMestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECAUSP)
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Fernanda Cabral
Aluna de Sociologia e Política
Na formação em Sociologia e Política, a diversidade teórica e as trocas em sala enriquecem meu percurso. Esse ambiente permite relacionar minha pesquisa às conjunturas locais e ampliar a compreensão das leituras geopolíticas do presente, algo crucial para os desafios que enfrentarei como cientista política e cidad
Sociologia e Política
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BiblioteconomiaAlice Hudson Braga
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Perguntas frequentes
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